6 dicas para quem quer ser músico

Muitos jovens possuem o desejo de se tornar um músico profissional como Artur Roman, porém não sabem como começar. A verdade é que em um mundo repleto de informações é necessário filtrar quais são válidas. Pensando nisso, hoje no Blog de Artur Roman trouxemos um conteúdo especial para você que tem o sonho de seu músico. Confira as 6 dicas para entrar no ramo musical!

Tenha referências

Um bom músico precisa ter referências, aqueles músicos e bandas no qual ele se inspira, seja pela sonoridade, letras e até mesmo atitude. Artur Roman, por exemplo, começou sua vida musical tendo como referência MPB com artistas como Chico Buarque e João Gilberto, que impactaram no seu jeito de fazer música. Mais tarde, já adolescente, sua influência passou a ser o rock, principalmente Led Zeppelin, que inclusive o influenciou a tocar guitarra. As referências musicais podem ser percebidas nas músicas e é importante que ela reflita o que o artista deseja passar.

Estude muito

Muitas pessoas acreditam que para ser músico é preciso nascer com um dom, no entanto é preciso muito estudo e dedicação para tal. Estude partitura, notas, história da música, estilos musicais… saiba tudo sobre música para ter base para criar um estilo único, só seu. Existem escolas de música e até mesmo faculdades que oferecem cursos de bacharelados para músicos. Você já pensou em fazer algum?

Pratique muito, pratique sempre

Como dissemos antes, o mito de que é preciso ter dom para ser músico já foi quebrado há muito tempo. O velho ditado “a prática leva a perfeição” é tudo. Artur Roman praticou desde muito jovem, para que hoje atingisse um nível de expertise alto na profissão. Dedique-se o maior tempo que conseguir ao instrumento que você toque, seja o violão ou um instrumento de percussão, e se possível, invista em tempo integral para aperfeiçoar a sua técnica.

Adquira experiência

Um bom músico possui experiência, mas é óbvio que só é possível adquirir experiência ao longo dos anos. Toque em lugares pequenos, festas de amigos, bares… até mesmo de graça se for necessário. Quanto mais você fizer shows, mais presença de palco e domínio do público você vai adquirir.

Se possível, trabalhe com músicos experientes

Se houver a oportunidade de trabalhar com músicos que já têm alguns anos de estrada, aproveite! É sempre muito bacana aprender com quem já possui alguns anos de experiência, pois ele pode te ensinar diversas questões sobre a profissão que você não aprenderá nos livros e em cursos. Utilize as redes sociais ao seu favor e converse com músicos experientes, troque ideias e tire dúvidas sobre essa profissão tão incrível que é ser músico!

Não desista

A profissão do músico parece muito glamorosa para quem está por fora, mas para quem vive o dia a dia da estrada, de noites mal dormidas fazendo shows sabe que nem sempre é fácil. Artur Roman passou por diversas fases onde conciliava a faculdade, emprego e os shows de sua banda e nunca desistiu dos seus sonhos. Você tem alguma dúvida sobre essa profissão? Mande sua pergunta para nós!

Acompanhe Artur Roman em suas redes sociais!

  • Site: http://arturroman.com.br/
  • Blog: http://arturroman.com.br/category/blog/
  • Facebook: https://www.facebook.com/arturromanartur
  • Instagram: https://www.instagram.com/arturroman/

Newsletter

Copyright © 2018 - ARTUR ROMAN - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: RS DEZOITO