Artur Roman Perfil

O exímio compositor, cantor e instrumentista Artur Roman, iniciou a sua vida musical muito novo. Aos 12 anos já queria tocar algum instrumento. “Comecei a me interessar de verdade por tocar um instrumento um pouco depois, com aproximadamente 12 anos.

Estava mexendo na coleção de discos do meu pai e encontrei uma capa com uma imagem de um senhor corcunda carregando uma porção de galhos nas costas. Achei aquilo curioso e um pouco sinistro. Quando coloquei o disco para tocar, os 15 segundos iniciais da primeira música parecem que explodiram minha cabeça. Era algo violento e lindo como nunca havia escutado nada antes. Era o disco Vol IV do Led Zeppelin.”, diz o artista brasileiro.

Artur Roman

Artur Roman

A partir desse dia, seu primo Ângelo começou a apresentar bandas de rock para ele. Artur Roman começou a tocar violão, mas logo se encantou pelo som mais pesado e desafiador da guitarra ‘’Então peguei emprestada do meu primo Ângelo uma Giannini Supersonic dos anos 70. Uma guitarra clássica, pesada e com um som bem vintage. Nesta época comecei a fazer aulas de guitarra em escolas de música. Foi muito bom, era jovem, aprendia rápido e tinha muita vontade de tocar.’’

Desde então Artur Roman começou a trilhar seu caminho na música, e adquiriu uma guitarra, um amplificador e um pedal de distorção. Sua primeira banda foi montada com os amigos vizinhos e teve vários nomes, entre eles: Netos da Maria, The Menores e Sweet Soup. Artur carrega boas recordações desta época, inclusive porque era cheia de aventuras. Eles tocavam escondidos em bares nas noites de Curitiba, porque todos os componentes da banda eram menores de idade.

O artista diz que tinham suas próprias músicas e que foi através desta banda que começou a compor as primeiras da sua carreira. Segundo Artur, como não tinham recursos, ele cantava bem perto do gravador em um canto da sala. Os amplificadores ficavam no meio e a bateria ao fundo da sala. Assim eles conseguiam uma mixagem orgânica improvisada.

Quando completou 15 anos, o instrumentista foi convidado a tocar em uma banda com os amigos do colégio, a Fluid. O som era mais pesado e diferente do que ele já tinha tocado, com influencias do Post HardCore e New Metal. Foi com essa banda que ele teve a primeira experiência em gravar em um estúdio profissional.

Já na faculdade de jornalismo, Artur Roman começou a estudar produção de trilha sonora para cinema, TV e teatro. Foi ainda na Universidade Federal do Paraná, que conheceu o Wonder o Alexandre Caja, com quem anos depois formou a banda Sabonetes. “Paralelamente a isso, conheci o Rodrigo Lemos, que faria parte do “Sabonetes” mais tarde e com quem montaria o Naked Girls and Aeroplanes. Ele tocava em uma banda que eu admirava muito chamada Poléxia. Logo que o conheci já começamos a tocar juntos.”, diz Artur.

Devido a toda essa experiência, o artista se tornou multifacetado, com diversas inspirações musicais e projetos tanto no mundo da música, quanto no cinema e na publicidade.

Com seus projetos, Artur Roman já participou de importantes festivais como Rock in Rio, SWU, Lupaluna e Mada. Também dividiu o palco com importantes nomes da música brasileira como Skank, Nando Reis, Jota Quest, Pitty, entre outros.

Newsletter

Copyright © 2018 - ARTUR ROMAN - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: RS DEZOITO