Conheça a história do Rock

Artur Roman, compositor, cantor, instrumentista, arranjado e produtor brasileiro, possui diversas influências musicais. Nós já fizemos um post muito bacana aqui no blog contando um pouco mais sobre as influências do Artur, e você pode conferir clicando aqui. Inclusive uma das grandes influências de Artur Roman, que veio com força já na adolescência foi o rock! Apaixonado por bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, The Doors, Pink Floyd e Jimi Hendirx, o estilo sempre foi muito presente em sua trajetória musical.

Pensando no rock que Artur tanto ama, preparamos um conteúdo bem bacana contando um pouco sobre a história do rock. Então siga conosco neste artigo e saiba como o estilo surgiu e como ele veio se modificando até chegar aos dias de hoje. Confira!

Conheça a história do Rock -Artur Roman + Mayana Moura

Conheça a história do Rock

O começo de tudo

O Rock começou no final dos anos 40, inicio dos anos 50, tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido. O estilo foi uma derivação do blues, da música country e do rhythm and blues (R&B). Porém, por ser um estilo com multifacetas, ele também sofreu influências do folk, do jazz e até mesmo da música clássica.

Todas essas influências juntas resultaram no Rock, um gênero dançante, rápido, que utilizava guitarra e instrumentos de precursão para criar suas canções memoráveis.

A evolução do rock

Na década de 60, o rock começou a ser misturado com o blues e o folk, originando os subgêneros folk rock, blues rock e o jazz rock. Já na década de 70, o rock sofreu influências do soul music, do funk e de gêneros latinos, dando origem ao soft rock, heavy metal, hard rock, glam rock, rock progressivo e o punk rock.

Na década de 80 os subgêneros criados foram o punk hardcore, new wave e o rock alternativo. Os anos 90 ficaram conhecidos pela criação do grunge, porém, naquela década, também houve a criação do britpop, do indie rock e do nu metal.

As grandes lendas

Quando falamos do bom e velho rock’n’ roll alguns nomes nos vêm à cabeça, das grandes lendas do rock! Chuck Berry é considerado um dos pioneiros do estilo, que fez a mistura do rhythm and blues dar certo e ficou imortalizando por grandes canções do rock como ”Route 66” e ” Johnny B. Goode”. Um pouco mais para frente na história surgiu o grande rei do rock, Elvis Presley, que com o seu estilo único segue sendo um das grandes referências na música.

Quando atravessamos o oceano e chegamos ao Reino Unido, nos deparamos com a grande febre dos anos 60, The Beatles! A banda dos 4 garotos de Liverpool se tornou um dos maiores fenômenos musicais de todos os tempos. Ainda tem diversas bandas como Queen, The Who, Pink Floyd, Deep Purple, Kiss, AC/DC, Nirvana, entre tantas outras, que fizeram do cenário do Rock um dos mais memoráveis.

Rock é demais, não é?

Agora ficamos curiosos… qual banda ou cantor realmente fez a diferença na história do rock? Conta para a gente!

Para ficar por dentro das novidades sobre os trabalhos de Artur Roman siga nas redes sociais:

Newsletter

Copyright © 2018 - ARTUR ROMAN - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: RS DEZOITO