Importância da trilha sonora

As superproduções cinematográficas encantam por suas atuações, roteiros magníficos e fotografia impecáveis. Mas o que muitos não se atentam é que a trilha sonora é uma parte importantíssima no resultado final de um filme ou série. Já parou para pensar na música que toca quando o grande vilão Darth Vader entra em cena, nos filmes da saga Star Wars, por exemplo? Tenho certeza que você se lembrou dela, mesmo não sendo fã do filme. A marcha imperial, como é conhecida, se tornou um ícone dos vilões, sendo conhecida mundialmente até por aqueles que nunca assistiram aos filmes da saga.

Uma trilha sonora bem feita pode ser uma excelente forma de construir um personagem. Além de ser responsável por despertar emoções no espectador e induzi-lo a ter sentimentos naquele determinado ponto do filme, a trilha sonora evidencia ao espectador que aquela cena possuirá uma forte carga dramática.

Filmes de suspense, por exemplo, também abusam das trilhas sonoras, em ritmo acelerado, para que o espectador já comece a ficar com os batimentos acelerados, apreensivos para o que irá acontecer.

Os filmes mudos, inclusive, precisavam de atuações extremamente caricatas para demonstrar a emoção do personagem naquela cena. Com o advento do cinema com som, as atuações passaram a ser mais sutis, já que o telespectador tinha a possibilidade de ouvir o diálogo das cenas. Até mesmo animações requerem um trabalho primoroso no que diz respeito à trilha sonora. Quantos filmes da Disney você viu quando criança e até hoje se lembra da música?

O Oscar, principal prêmio que consagra os melhores filmes do cinema, possui uma categoria dedicada apenas para a trilha sonora. O primeiro prêmio entregue nesta categoria foi em 1935, para três filmes: One Night of Love, A alegre divorciada e The Lost Patrol. A última premiação de melhor trilha sonora consagrou o musical La La Land como grande vencedor, quebrando o jejum dos filmes musicais.

A propaganda também é outra que reforça sua mensagem através da trilha sonora, inserido músicas de autoria própria, que visa gravar a marca na mente de quem assistir ou ouvir a propaganda.

Artur Roman trabalha desde 2004 com produção de trilha sonora para televisão, cinema e publicidade. Na televisão, Artur Roman participou da gravação da trilha sonora de ‘’Meus Dias de Rock’’, série de TV produzida pela Berny Filmes e exibida pelo Canal Brasil. Artur participou da produção e arranjo das 12 músicas da série, gravando: Guitarra, violão e back vocal. Além disso, fez a produção vocal do ator Bernardo Barreto. Também participou da produção da trilha sonora da série Oil Man e a Sociedade dos Homens Óleo. Essa série foi realizada pela produtora Asteroide Filmes, para o quadro ‘’Casos&Causos’’, da revista RPC, na RPC TV.

MÚSICO ARTUR ROMAN

Na publicidade, Artur atuou na produção e gravação das trilhas sonoras da campanha do outono inverno de 2016 da marca de calçados Bottero. Também participou da trilha sonora do comercial Novo Onix 2017, da Chevrolet.

Siga-o nas redes sociais!

Site: http://arturroman.com.br/

Newsletter

Copyright © 2018 - ARTUR ROMAN - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: RS DEZOITO