MPB: Conheça essa história

A MPB tem forte influência na vida de Artur Roman por causa de sua família. Na década de 70, seu pai teve contato com o começo da Bossa Nova.

 

Quando Artur Roman ainda era criança, seu pai tocava violão e sua mãe o acompanhava cantando os mais variados clássicos da MPB como Chico Buarque, João Gilberto, Tom Jobim, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Cartola, entre outros grandes nomes da música brasileira.

 

A MPB é uma sigla para “Música Popular Brasileira”, e surgiu na década de 60, principalmente no Rio de Janeiro. Ela é uma mistura da Bossa Nova, que possuía uma vertente mais sofisticada, com a música de raiz brasileira, que possuía um forte engajamento sócio-político.

 

Depois do golpe militar de 64, a MPB se tornou uma forma de protesto contra a censura da ditadura, produzindo músicas icônicas que são lembradas até os dias de hoje.

 

“Arrastão” foi uma das primeiras canções que simbolizaram o movimento, escrita por Edu Lobo e Vinícius de Moraes, que em 1965 foi interpretada por Elis Regina venceu o 1º Festival de Música Popular da TV Excelsior.

 

Para driblar os órgãos responsáveis por censurar as letras que iam contra o regime político da época, os autores utilizavam de metáforas e duplos sentidos para passar sua mensagem à população.

 

Quais são os instrumentos da MPB

 

Podemos dizer que os instrumentos típicos da MPB são: o violão, o atabaque, o pandeiro e a guitarra. Alguns artistas ainda utilizam outros instrumentos de percussão para deixar a música com uma pegada mais marcada.

 

Após a criação da banda “Sabonetes”, que Artur Roman começou a resgatar suas antigas raízes da bossa nova.

 

Aproveite e acompanhe Artur Roman em suas redes sociais!

  • Site: http://arturroman.com.br/
  • Blog: http://arturroman.com.br/category/blog/
  • Facebook: https://www.facebook.com/arturromanartur
  • Instagram: https://www.instagram.com/arturroman/

Newsletter

Copyright © 2019 - ARTUR ROMAN - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: RS DEZOITO