O que de fato faz um Instrumentista?

Artur Roman, por exemplo, além de cantor também é um exímio instrumentista. Porém, quando falamos da profissão instrumentista muitas dúvidas surgem, principalmente em pessoas fora do meio musical. Nesse post iremos falar um pouco mais sobre essa profissão!

O instrumentista é responsável, obviamente, pela parte instrumental das músicas, shows e gravações, além de ser indicada para adequar a letra da música a melodia. Ele também é o responsável por tocar diversos instrumentos, geralmente em gravações de estúdio. Um instrumentista precisa saber alguns instrumentos, para ser um profissional versátil. É comum que o instrumentista conheça os instrumentos de cordas mais populares, como violão e guitarra, assim como a precursão, com a bateria e o pandeiro.

Músicos instrumentistas conhecem uma variedade de instrumentos de sopro, como o trompete e o saxofone, por exemplo. Muitos cantores famosos recorrem ao trabalho dos instrumentistas, quando possuem a letra de uma canção, porém não sabem como transforma-la em música, em quais instrumentos utilizar, qual é a melhor batida, etc.

O instrumentista possui um largo conhecimento teórico e técnico musical, entendendo diversos estilos de música e harmonias. Além de escrever e ler partituras, o profissional deve ter um conhecimento que poucas pessoas possuem nos dias atuais. Embora não componham uma banda, os instrumentistas podem ser chamados para gravações de álbum em estúdio, onde a parte instrumental precisa ser executada com perfeição.

Ainda é possível que o profissional se junte a uma orquestra, e para isso, é necessário que o instrumentista tenha um bom embasamento teórico sobre música clássica ou sobre quaisquer instrumentos que ela possa vir a tocar. Um instrumentista ainda pode, ainda, trabalhar lecionando música, ensinando a pessoas a tocarem instrumentos, estudarem a harmonia, a melodia e a leitura de partitura.

Geralmente instrumentistas possuem uma qualidade que muitos músicos não desenvolvem hoje em dia: improvisação!

O INSTRUMENTISTA ARTUR ROMAN

Artur Roman é um compositor, cantor, instrumentista, arranjado e produtor brasileiro. Nascido no Paraná, o músico de 32 anos vem de uma família musical, com quem aprendeu a cantar e teve suas primeiras influências no ramo da música.

Acompanhe Artur Roman nas suas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

  • Site: http://arturroman.com.br/
  • Blog: http://arturroman.com.br/category/blog/
  • Facebook: https://www.facebook.com/arturromanartur
  • Instagram: https://www.instagram.com/arturroman/

Newsletter

Copyright © 2018 - ARTUR ROMAN - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: RS DEZOITO