Profissão: Produtor Musical

Você já imaginou a quantidade de pessoas que estão por trás de um belo CD? O projeto, que demora meses, geralmente envolve uma equipe robusta, unida e que tem o mesmo propósito: desenvolver um álbum memorável, com a possibilidade de eternizá-lo. Uma das peças fundamentais para a execução de um álbum é o produtor musical, que trabalha com excelência controlando todo o projeto.

O produtor musical é o profissional que irá acompanhar todas as gravações, em estúdio ou outdoor, da banda ou do cantor. O produtor musical começa seu trabalho antes mesmo de iniciarem as gravações, uma vez que é o responsável pela contratação do estúdio que será realizada a gravação, dos músicos e dos instrumentos, da locação, do cathering, etc. Uma das funções do produto é garantir que todos os envolvidos no processo estejam dentro dos padrões de qualidade.

Alguns produtores musicais trabalham ainda realizando os arranjos das músicas, e desenvolvendo prévias através de softwares que produzem o som aproximado dos instrumentos. Com tudo decidido, a banda ou cantor, chega ao estúdio com as letras e arranjos prontos.

O produtor musical realizará a captação do vocal e dos instrumentos separadamente. É necessário realizar diversas gravações, seja para adequar o timbre, uma vez que o cantor deve atingir as notas com perfeição, ou para que a parte instrumental esteja em total harmonia! O produtor musical possui uma responsabilidade inigualável, uma vez que quaisquer imprevistos ou descuidos podem impactar no orçamento.

Após o trabalho bruto gravado, o produtor musical geralmente parte para a edição de áudio, na qual é possível ajustar o timbre do cantor, corrigir problemas de tempo e até mesmo inserir alguns efeitos sonoros na gravação, como, por exemplo, a distorção na voz. Com todo o material editado é preciso começar a mixagem, misturando as faixas com voz com as faixas dos instrumentos, para tornar o som stereo. Para isso, é possível ainda utilizar equalizadores nessa fase, para tornar as músicas mais harmoniosas aos ouvidos. Por fim, é feita a masterização, que é produzir o CD master, que servirá posteriormente para reprodução na fábrica.

Artur Roman já atuou diversas vezes como produtor musical, em diversos projetos. Inclusive, com seus projetos, o artista já participou de importantes festivais como Rock in Rio, SWU, Lupaluna e Mada. Também dividiu o palco com importantes nomes da música brasileira como Skank, Nando Reis, Jota Quest, Pitty, entre outros. Acompanhe o seu trabalho:

  • Site: http://arturroman.com.br/
  • Blog: http://arturroman.com.br/category/blog/
  • Facebook: https://www.facebook.com/arturromanartur
  • Instagram: https://www.instagram.com/arturroman/

Newsletter

Copyright © 2018 - ARTUR ROMAN - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: RS DEZOITO